Mal tive tempo de visitar as pessoas que queria.
Mas estou de volta a Europa.
Daqui algumas horas chego em Budapeste e prometo que o coloco mais vida no Megvilágosodás!
Autoiluminação, no sentido espiritual, de Nirvana. A raiz da palavra é világ, que significa ao mesmo tempo”luz” e “mundo”. Világos é “claro”, contrário de escuro, megvilágosít é iluminar, transitivo, e megvilágosodik é iluminar-se, encher-se de luz, daí vem megvilágosodás, o substantivo. E o meg? Em geral é usada junto dos verbos pra indicar a realização efetiva da ação, mas isso não é toda a história dessa palavrinha, cujo uso perfeito é um segredo bem guardado dos falantes nativos do magiar.
4 comentários:
Aproveite...divirta-se.....beijos....Saudades R.
POis é... eu fui uma das preteridas... :(
entrei várias vezes no blog... curioso pra saber o que vc ia escrever do Brasil... "Será que ele vai encontrar um país muito diferente? O que ele vai falar de nós?" É difícil competir com as coisas interessantes de Budapeste, mesmo porque na Hungria até falar um "Oi" é bem diferente. Mas o trabalho tomou conta do seu tempo né? A gente entende, nem estamos com a impressão de que o blog é dedicado inteiramente à Buda (para os íntimos). kakakakakaka Brincadeira, qualquer notícia que entrar no blog já vale, confio no seu bom gosto. E acho que todos nós, leitores, dividimos esse sentimento.
Kleber
Edu, I know you must be having a hard time there getting ready to leave. I could tell how much you liked budapest and all of your hungarian friends. I had such a great time there with you and Bence and all of the wonderful friends you made there, Budapest is truly unforgettable, good luck!
Postar um comentário