quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Köszönöm


Eu gosto de citar Lawrence C. Trostle – “Cuidado com o que você deseja, pois você pode conseguir.”

Pois bem, um dia eu desejei sumir, morar fora. De preferência num lugar muito longe, quem dera um país distante, exótico e com uma língua mais diferente ainda.
Pum! Aconteceu!!!!

Agora nas minhas ultimas horas em Budapeste, começo a refletir sobre tudo o que me aconteceu nesses últimos 2 anos e 6 meses. Penso e analiso cautelosamente todos os acertos e erros que cometi.

Lembro que me joguei de cabeça em inúmeras baladas inesquecíveis mas tive muito mais stress no trabalho do que baladas, cheguei ao ponto de acreditar que não sobreviveria pra ver o final. E tive que superar tudo sozinho. Aprendi que nem sempre as pessoas sabem como ou podem te ajudar. Tem hora que temos que aprender a ser os nossos próprios salvadores da pátria.

Apostei em algumas tentativas de viver amores de cinema que infelizmente não chegaram sequer no segundo capitulo.

Ganhei amigos que sei que ficarão pro resto da vida.

Aprendi o que significa solidão, saudade, medo e decepção.

E por falar em decepção, aprendi que as pessoas importantes da sua vida permanecem e não importa o tão distante elas estejam de você, elas continuarão sendo importantes e querendo ou não elas vão interferir muito em sua vida.

Diversas vezes eu sofri calado mas ao mesmo tempo houveram muitas alegrias, momentos que ficarão marcados pra sempre na minha memória atemporal.

Ultrapassei vários limites e novas barreiras foram vencidas.

Aprendi não apenas a ignorar meus medos, mas a usá-los pro meu próprio beneficio.

Aprendi que não importa onde você esteja, se você tem amigos de verdade você nunca estará sozinho.

Que se você tem vontade de fazer alguma coisa, simplesmente levante da cadeira e faça, não espere o momento certo. O momento é agora.

Aprendi que é melhor se arrepender de uma escolha errada do que não fazer escolha alguma.

Que não adianta esperar que algumas pessoas mudem, algumas nunca mudarão, não importa o tão erradas elas realmente estejam. E isso se aplica a mim também.

Que perdoar é possível, mas isso não significa querer recomeçar.

Que qualquer pessoa é capaz de fazer qualquer coisa da sua vida. Basta acreditar e ir atrás. Mas ficar sentando esperando a oportunidade bater na sua porta não vai te levar a lugar algum.

Que o pior cego é o que não quer ver e o pior aleijado é o que senta e prefere não se mover.

Aprendi que eu gosto de sair, viajar, ser diferente. Que eu gosto de conhecer coisas novas, estudar línguas exóticas, filosofar, conhecer novas culturas, entender como vivem e pensam outras pessoas.

E percebi que algumas pessoas nunca vão entender isso e provavelmente essas mesmas pessoas nunca vão aceitar as minhas escolhas.

Hoje eu entendo o real significado da palavra respeito.

Nesse período eu aprendi inúmeras lições de vida, muitas não fazem sentido listar aqui, outras sequer eu lembro agora.

Uma das grandes lições aprendidas é que não adianta citar Tostle, por que não vou ser mais sábio nem mais experiente se eu apenas citar outra pessoa. Só é possível compreender o significado de cada palavra dita seja por Tostle, Nietzsche ou qualquer outra pessoa que tenha falado alguma coisa bela ou significativa, se vivermos a experiência pessoalmente.


Bem, evidente que o Blog hoje muda de figura, ele surgiu como uma tentativa de ser um arquivo do que eu via aqui. Um “recuerdo” do meu dia-a-dia, por isso não sei mais o que vai ser dele quando eu chegar ao Brasil. Pode ser que ele permaneça ativo, ou não. O tempo dirá.

Até logo Budapeste... obrigado por me mostrar o caminho...

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabens, como diria vc, realmente intenso......
Bom retorno !!!!!!
Bjs
Rod

Erik Hanson disse...

You have always been a wise man, and now you are wiser! I was lucky to have met you at the beginning of your enlightenment experience, and I too have become enlightened, my life is richer by knowing and learning from you. You are a fascinating man Eduardo and not afraid of change, you are confident and humble but mostly in awe of what you see around you, I'm glad we are friends, thank you for the adventures!

Ane Sik disse...

Edu,

"A menos que sua verdade seja sua própria experiência, o que vc pensa em relação a ela é apenas uma crença. E todas as crenças são mentiras e os crentes são cegos."
Parabéns por conseguir aprender tanto!!!
Eu sei que doeu... mas passou... só as coisas boas ficam...
ë ótimo tê-lo de volta!!!

Anônimo disse...

Pela primeira vez acho que é um post que não deve ser comentado, porque quem te conhece, por pouco que seja, vai ler e vai ficar calado, esperando te ver pra oferecer um sorriso. É um texto que cala, e faz refletir. Falando por mim, não faltará momentos para nos sentar e filosofar tudo isso, ou nos divertir numa praça observando os outros, ou até andando de patins.
Abração - te espero
Kleber