terça-feira, 17 de março de 2009

Falar Húngaro pra que?

Muita gente me pergunta por que estou aprendendo Húngaro, afinal é uma língua extremamente difícil e muito pouco falada.
Minha resposta é simples: - Por que moro na Hungria.
Não é fundamental falar Húngaro pra se viver em Budapeste.
Apesar de poucas pessoas falarem inglês é perfeitamente possível sobreviver aqui sem Húngaro. E é o que muitos estrangeiros fazem.
Conheço várias pessoas que moram em Budapeste há um bom tempo, algumas até há mais de 10 anos, e que não falam Húngaro.
O que acontece é que essas pessoas vivem numa bolha onde a grande maioria são estrangeiros.
Não é isso que quero. Como estou vivendo na Hungria, quero conhecer a vida Húngara.
Tô errado?
Ou seja, não tenho pretensão de falar húngaro super bem. Mas gostaria de conseguir me virar no idioma e fazer minha vida mais fácil.
Quer um exemplo?
Este site aqui [ORIGO] é o melhor guia da Hungria pra tudo. Comércio, serviços, festas etc. Mas esta em Húngaro.
Concorda que se eu conseguir entender onde, quando e o quê, já ajuda muito?
Eu juro que to tentando... juro...

2 comentários:

Anônimo disse...

olá, encontrar seu blog foi um achado para mim pois estou o tempo todo catando informações no google sobre tudo q posso sobre a vida na hungria... estou pensando em passar pelo menos um mes em budapest..será uma viagem turistica prolongada pois sou aposentado e tenho tempo pra isso...minha duvida maior é quanto ao idioma, pois nunca ouvi sequer uma palavra em hungaro...posso me sair bem em ingles, frances ou italiano mas acredito q em hoteis,restaurantes,bares etc deve ter alguem q fale ingles...mas e o resto?não quero ficar dentro da bolha como vc disse...queria saber como é a vida em geral na hungria..ja morei na suiça, italia e frança e estou sendo influenciado por um amigo para conhecer budapest q me parece ser uma cidade fascinante...ouvi dizer q alem disso é uma das mais baratas da europa...será mesmo?eu te desejo boa sorte no aprendizado e muita paciencia e perseverança pq ouví dizer que nem o diabo entende essa lingua...! abraços . rom de s.paulo

Anônimo disse...

Ola,cheguei ate aqui pelo fato de eu estar interessado em aprender Hungaro.Sou descendente,e quero manter a llingua para meus filhos,e assim por diante,vc poderia passar algum site q ensine gratis?
obgd.

Tancsik